quarta-feira, 4 de junho de 2008

Semana "créu"

Faz tempo que meu blog está amistoso (isso é um bom sinal), muito também pela falta de tempo de poder elaborar boas criticas venenosas (isso não é tão bom..rsrsrs). Estou quase tendo uma overdose de veneno acumulado e, coincidentemente, na semana em que eu tenho um pouquinho de tempo para postar, acontecem algumas coisas que me deixaram bem... ahn... que eu não gostei.


No sábado, uma grosseria bem desnecessária (se é que em algum momento ela é necessária). Se alguém está bravo com outra pessoa, desconte nela, não em quem não tem nada a ver com a história. Sim, compreendo que as vezes não dá para segurar e explodimos e nesse momento os estilhaços acabam atingindo inocentes, mas esse não era o caso, nem de longe. Um "stressezinho barato" e uma patada grossa. Não gostei caso 1.

Depois, senti-me como aquele cara que cumprimenta o outro e recebe um "sonoro silêncio", uma bela ignorada no cumprimento, deixando-me com a mão no ar. Uma ligação, cerca de duas horas antes da que foi feita já seria suficiente para que esse segundo caso não existisse. Mas não foi o que aconteceu. E o pior é que foi um "vácuo" duplo. Duas pessoas poderiam ter ligado, avisado, mas não foi o que aconteceu. Me ferrei. Não gostei caso 2.

Agora, vem a melhor parte da destilação de veneno. A parte em que quero nomear as pessoas. Vamos lá. Primeiro quero falar sobre o ensino público de São Paulo e a secretária Maria Helena. Recentemente, em uma avaliação do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo ), o ensino médio obteve a esdruxúla média de 1,4. E a secretária, muuuito ambiciosa, afirmou que, até 2030, a expectativa é que essa média suba para 5. Sinceramente, para mim é pouco. São Paulo é a terceira maior metrópole do mundo e ter um ensino médio com essa avaliação e com uma perspectiva de 22 anos para aumentar a média para nota 5, na boa, pra mim ainda é pouco. São Paulo é o motor do país que acaba de ingressar no restrito grupo de países confiáveis para receber investimentos. É preciso mais do que ser apenas um estado com alguns alunos na média (se é média, significa que ainda teremos muitos que nem a nota 5 atingirão). Bom, pelo menos espero que essa meta seja atingida, pois já representa um avanço em nosso tão defasado ensino. Ah, e olha o material que o governo manda para alunos do ensino médio:

3º Colegial. Livro de geografia. Isso já me explica um pouco o por quê do 1,4...

E olha só por que que defendo punições muito mais rígidas para crimes de trânsito:(foto encontrada no site da Globo)


Crime de trânsito deveria dar cadeia com prisão perpétua, dependendo da gravidade. Quantas pessoas morrem em acidentes de trânsito? Por que será que temos tantos motoristas que "pilotam" alcoolizados? Por que temos tanta imprudência, tanto desrespeito
às leis de trânsito? Simples, por que quase nunca há punição e, quando existe, é ridícula. Tomara mesmo que essa lei que proíbe guiar após ter ingerido QUALQUER quantidade de bebida alcoólica entre mesmo em vigor. Eu queria o seguinte, junto com essa lei: Foi pego embriagado? Cinco anos, no mínimo, de prisão. Após ter bebido algumas "malvadas", atropelou e feriu o pedestre, "? 8 anos. Matou e foi flagrado no bafômetro? Prisão perpétua. Já é um começo. E aumenta o preço das multas. Excesso de velocidade? R$1.500,00 de prejuízo. O governo não gosta de arrecadar bastante dinheiro? Pois então, manda ver! Já estou cansado de ler noticias de familias que morrem em acidentes de trânsito. Jovens que se acham piloto de Fórmula 1. Imagine se fosse você, ou seu irmão, sua esposa, seu filho ou seu pai ou seja lá quem for, mas que você goste muito, que estivesse no lugar desse frentista. Chega de impunidade! E você ganha um prêmio se achar o botão!!

E olha só, parece que essa matéria é alguma pérola perdida por aqui, mas não é... Ou até poderia ser... Uma vereadora foi empossada, mas ela recebeu somente um voto na eleição... Tudo bem que aconteceram algumas coisas, mas e os outros que foram mais votados? Ê Brasil...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Palavras

Hoje, não irei postar com minhas palavras, irei apenas "copiar e colar" algumas frases que são importantes para mim e gostaria de compartilhar com vocês. Espero que sejam úteis, de alguma forma para vocês! E, para aqueles que ainda não conhecem, dêm uma olhadinha no "Manual Dicionário de Bons Modos".

"Eu faço minhas coisas, você faz as suas. Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas. E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.Você é você, e eu sou eu. E se por acaso nos encontramos, é lindo.Se não, nada há a fazer." (Oração da Gestalt)

"Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum" (Monteiro Lobato)

"Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!""Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos." (Sábia raposa...)

"Competir é bom, mas eu entro sempre para vencer" (Ayrton Senna)

"Tempo Certo

De nada adianta querer apressar as coisas. Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto, mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo, e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar. Então alguém poderia dizer: Mas qual é esse tempo certo??? Bom, basta observar os sinais... Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho. Pode ser a palavra de um Amigo, um texto lido, uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!! Basta você acreditar que Nada Acontece Por Acaso!!!
E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas... Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
Lembre-se que: O universo sempre conspira a seu favor. Quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento." (desconhecido)

Se alguém mentiu, faltou ao compromisso, ou ocorreu um incidente desagradável, reduza a importância disso. O mal não merece atenção, a não ser para saber como evitá-lo. Se você der valor ao que é triste passará a ser triste também. Minimize o que vem para prejudicar, ferir, deprimir e compreendaas razões de quem age mal. Compreendendo as razões fica mais fácil dar pouca importância às más ocorrências.
Tudo é como se pensa ser. As pessoas são tristes ou alegres não pelos problemas, mas pela forma como os trata. (Lourival Lopes)

"No amor, ninguém manda. Os dois obedecem." (desconhecido)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Olha só!



Aeeeee! Esses selos foram presentes da Ju Gulka, do ótimo blog "Pensamentos loucos em teorias retorcidas". Valeu Jú!!! E seguindo a cartilha, indico esse selo para Ju Petroni e Suzanna Martins, donas de blogs que valem cada segundo gastos lendo as palavras delas!!

Falando na Sú, estou devendo a resposta de dois "memes"... Não irei repassa-los por motivos burrocráticos, mas responderei agora a ambos!

Primeiro "meme": Enumere as oito coisas que você gostaria de fazer antes de morrer.

1-Amar e ser amado pela pessoa amada até que esse dia chegue;

2-Estar sempre com a minha familia e meus amigos;

3-Conhecer Fernando de Noronha;

4-Conhecer Florianópolis;

5-Conseguir melhorar o mundo, diminuindo um pouco a poluição e a violência;

6-Cumprir minha meta de 100 anos (não são exatamente cem anos de vida, mas com quem combinei essa meta, sabe o que são esses 100 anos);

7-Dar um "rolê" pelo mundo, tipo, um tour pela Europa;

8-Quero ter a certeza de que as pessoas se tornaram mais apaixonadas pela vida, tolerantes ao que é diferente, respeitando o próximo e valorizando mais as pessoas do que as coisas materiais... Esse tópico está intimamente ligado ao 5º item.

Segundo "meme": um monte de perguntas

1 - Qual é a sua palavra favorita? Amor

2 - Qual é a palavra que você menos gosta? Mentira

3 - Qual é o seu som favorito? Da natureza

4 - Qual é o som que você mais odeia? Os que meus vizinhos ouvem a madrugada inteira

5 - Qual é o seu palavrão favorito? Caralho mano!

6 - O que te anima? Saber que depois de um dia estressante e cansativo, irei encontrar quem eu amo

7 - O que te repugna? Trocar a familia pelo trabalho, faculdade...

8 - Qual profissão, diferente da sua, você gostaria de ter? Jogador de futebol..hehehe.. Mas ae, ainda quero fazer psicologia...

9 - Qual profissão você nunca gostaria de ter? Pintor de janela de prédio... Brincadeira... Mas eu não gostaria nada nada de ser fisíco...

10 - Se existir o Paraíso, o que você gostaria de ouvir Deus te dizendo quando você chegasse à porta do Céu? Você conseguiu! Seja bem-vindo filho! Sua familia está te esperando!

Terminei! Demorei, mas respondi Sú!!rsrs...


terça-feira, 27 de maio de 2008

Quanto tempo tem o tempo?

Bom, eu não sei, mas que está em falta, está... E a culpa é da faculdade. Ainda bem que faltam "só" 15 dias... Contagem regressiva... Até lá, prometo que tento postar pelo menos uma vez por semana... De verdade... Prometo que vou me esforçar, mas a facu está em primeira necessidade. Mistura de trabalho da facu + TCC formam um elemento cansativo. Ainda invento algo que anule isso. Aliás, já inventaram. Férias....

Ah, que tal, então, descontrair um pouco? Fuebolistas de plantão, seguem dois vídeos que eu curti... O primeiro é um festival de gols perdidos na terceira rodada do Campeonato Brasileiro (algo que não quero entrar em detalhes devido a derrota catastrófica do meu Santos...). O outro é uma jogadinha inteligente do velhinho Euller...

Bom galera, por enquanto é só isso mesmo... Em breve, espero, volto com mais tempo aos posts!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Pois então...

Bom caros, ultimamente não tenho tido muito tempo para elaborar textos legais, pois a faculdade está consumindo toda minha criatividade e meu tempo para postar. Então, a solução é postar em meu blog, meus trabalhos, afinal, como estudante de jornalismo, tenho que fazer matérias jornalísticas.. Então, espero que gostem e, acredito que no final de junho, volto a postar com mais dedicação ao judiado blog... Até lá, somente as pérolas, espero, serão postadas..rsrsrs...
Há cem anos, chegavam no Brasil quase mil dekasseguis (que significa, em uma tradução livre, “sair da terra natal para trabalhar”) que se dividiram em algumas fazendas. A adaptação, embora complicada devido ao idioma e aos costumes bem diferentes, foi tão bem sucedida que o Brasil se tornou a maior colônia de japoneses fora do Japão. E toda essa demanda de estrangeiros trouxe uma série de rituais, costumes e crenças. Mas, acostumados a enxergar somente o que os outros mostram, os brasileiros pouco sabem sobre as tradições do país de onde vieram tantos imigrantes – hoje, estima-se que vivam cerca de 1 milhão e 500 mil japoneses em solo tupiniquim. No Palácio dos Bandeirantes, localizado no Morumbi, Zona Oeste da cidade de São Paulo, uma exposição denominada “Caminho do Olhar”, coloca a mostra do público, além de pinturas que lembram os 50 anos da explosão da Bomba de Hiroshima, 15 miniaturas de templos japoneses, que carregam muita tradição e significado e são quase desconhecidas pelos brasileiros.
Poucos sabem, mas é no Japão que está a maior estátua de bronze do Buda, no templo Todaiji, que está localizado na província de Nara. O Todaiji, cujo nome significa “O Grande Templo do Oeste”, é a maior estrutura de madeira do mundo, com quase 49 metros de altura, 57 metros de comprimento e pouco mais de 50 metros de largura. Além disso, está no país nipônico a mais antiga construção de madeira do planeta, o Horyuji, que foi construído no ano de 607.

Também está representada por uma miniatura, a única construção que não foi destruída pela bomba atômica, a Genbaku Dome.
Genbaku Dome, única estrutura que resistiu à bomba

Um símbolo de riqueza e poder é o templo Kinkaku Ji. Construído em 1397, em Kyoto, o “Templo Dourado” fica às margens de um lago, virado para o pôr-do-sol e a cor dourada da obra, devido à cobertura de ouro, reflete na água.
A exposição “Caminho do Olhar” poderá ser vista até o dia 8 de junho. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. De segunda a sexta-feira, a exposição está aberta ao público das 10hs às 17hs e nos sábados, domingos e feriados das 11hs ás 16hs.
A História do Centenário

Em 18 de junho de 1908, chegava em terras brasileiras, mais especificamente no Porto de Santos, o navio Kasato Maru, com cerca de 780 imigrantes japoneses. Eles, no entanto, não foram os primeiros japoneses a pisarem em solo tupiniquim. Em 1803, uma embarcação japonesa naufragou e os tripulantes foram resgatados e transportados por um navio russo, que parou em Florianópolis, em 20 de dezembro. Os japoneses que foram resgatados fizeram anotações sobre o país no período em que permaneceram no Brasil, até o dia 4 de fevereiro de 1804.
A primeira visita oficial só foi ocorrer quase 80 anos mais tarde, em 1880. Em 1895, foi formalizado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Após isso, seriam enviados alguns japoneses para trabalhar nas lavouras de café, porém, uma crise no preço da produção cancelou a iniciativa. Em 1907, entretanto, foi acertado um acordo para que 3 mil japoneses viessem para o Brasil, sendo que a primeira embarcação a chegar, em 1908, foi a Kasato Maru.
Em 28 de junho de 1910, chegou o segundo grupo de trabalhadores, no navio Ryojun Maru, com mais 906 japoneses.
A partir de 1911, através do projeto de colonização Monções, algumas famílias japonesas começaram a tomar posse de alguns territórios. Em 1912, mais famílias foram assentadas em terras doadas pelo Governo Paulista. Em 1914, havia em São Paulo mais de 10 mil japoneses. Em 1953, após uma época de conflitos (entre o Brasil e Japão, pois já havia imigrantes demais no país, então o governo decidiu complicar a chegada de imigrantes) e da Segunda Guerra Mundial, as relações entre os dois países melhoram e empresas japonesas começam a se instalar em território brasileiro.
Em 1988, havia, no Brasil, quase 1 milhão e 300 mil nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou japoneses que vivem fora do país de origem). Atualmente, são quase 1 milhão e 500 mil.
No final da década de 1980, o efeito reverso aconteceu: muitos descendentes dos japoneses decidiram ir para o Japão. Hoje em dia, há cerca de 300 mil brasileiros em solo japonês.
Curiosidade

Você conhece aqueles três macacos, um tampando a boca (iwazaru), o outro os ouvidos (kikazaru) e o último os olhos (mizaru)? Eles são os “Três Macacos Sábios” e encontram-se na porta do templo Estábulo Sagrado, construído no século XVII na cidade de Nikko, no Japão. Os gestos significam “não falar mal, não ouvir o mal e não ver o mal”. Desse modo, seria possível viver em paz e harmonia. A Natureza é muito importante para os japoneses e os santuários são construídos sob medida, para que haja integração entre o humano e a natureza.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pérolas - A múmia

Sim, as "Pérolas' não acabaram! Depois de um longo e incontável período fora do ar, as "Pérolas" estão de volta! Quando todos pensavam que ela não mais existia, eis que ela surge, meio enrolada, empoeirada, desengoncçada, mas quem é vivo aparece! E que venham as noticias bizarras, esdruxulas, diferentes ou algo do tipo.

(Nesse momento acabo de perceber que não separei os links... Então aguarde um pouco até que eu ache as noticias interessantes).

Hum, achei algumas. Até agora não acredito por que esse cego foi preso três vezes pelo mesmo motivo. E por falar em cegueira, olha o que esse motorista aprontou em plena Avenida Paulista! Seria cegueira, burrice ou habilitação comprada via correio?

E quando eu penso que já vi de tudo, descubro que tem coisas que eu não faço um pingo de questão de ver...

E para aqueles que não têm acesso ao orkut, vou postar aqui algumas pérolas que "printei" de alguns sites (não sei por que ponho no plural se basicamente minhas pérolas se restringem às pixotadas da Globo).

Primeiro print, um exemplo de noticia que não faz diferença alguma na vida de ninguém... Aliás, dois exemplos...




O segundo e último print é um exemplo de que jornalistas deveriam, sim, ter aulas de matemática...



Por enquanto é só pessoal! Dia desses, até o Natal, as pérolas voltam !

terça-feira, 6 de maio de 2008

Errar é humano, mas persistir no erro é...

Em 2006, o PSDB insistiu em lançar Geraldo Alckmin como candidato à presidência da República, mesmo diante das pesquisas, que mostravam que José Serra tinha mais chances de derrotar Lula do que Alckmin. Lançou Geraldo e "piorou o erro", com uma campanha eleitoral pífia no segundo turno. Lula, logo após os debates na TV, abriu quase 11 pontos de vantagem para o candidato tucano. O PSDB foi virou uma praça de guerra, com os tucanos atirando uns nos outros, tentando achar um culpado para o fracasso.

Mas não aprenderam a lição. Em 2008, a persistência no erro continua. O PSDB formou uma sólida e eficiente aliança com o DEM (Democratas). Gilberto Kassab continuou o trabalho que Serra começou em 2004, ao vencer a eleição para a prefeitura de São Paulo e abandonou em 2006 para ganhar a eleição para o Governo de São Paulo. Kassab teve um começo turbulento, "bateu de frente" com a população, mas, aos poucos, foi ganhando prestígio com medidas polêmicas, porém, interessantes e eficientes, como a lei Cidade Limpa, a "Blitz" aos comerciantes irregulares e o investimento no Metrô.

A idéia era lançar Kassab como candidato da coligação e segurar Alckmin para a eleição do Governo de São Paulo em 2010. Nessa seqüência, José Serra sairia como candidato do partido para disputar a presidência. Mas o PSDB mostrou que não tem uma liderança, nem união e muito menos planejamento.

Aécio Neves, governador de Minas, se uniu à Alckmin, que rachou com Serra pelo apoio ao Kassab. Ufa! Nessa briga, surgiu um novo personagem, Aécio. Ele aparece com uma única intenção: ganhar força no PSDB para derrubar Serra e ser o candidato tucano em 2010 na disputa pela... presidência. Pronto. A guerra começou. Os 4 se atacam sutilmente, enquanto a ineficiente liderança psdbista assiste a luta e vê Lula sondar uma reeleição. Sim, Lula está, quietinho, como quem não quer nada, sondando um terceiro mandato. E tudo começou com uma pesquisinha de nada, só para saber se o povo queria que ele tentasse a reeleição. Agora, já foi feito até um estudo, que revelou que a população APROVA uma mudança na Constituição para que "Lulinha Paz e Amor" tente ficar mais 4 anos no poder.

E o PSDB...