Em São Paulo, uma semana polêmica em torno de uma fumaça que incomoda muito e traz maleficios a todos: a fumaça do cigarro.
O Governo de São Paulo quer proibir o fumo em lugares fechados.
Já os que defendem a liberdade de se fumar onde quiser afirmam que a lei trará prejuízos e desemprego. Há até quem fale "as pessoas não fumam por que querem".
Bom, sou totalmente a favor da lei. Detesto aquela fumaça entrando pelas minhas narinas. Quantas vezes já tive que fumar involuntariamente por que, enquanto o ônibus não chegava, o cidadão que estava na minha frente na fila de espera fumava dois, três cigarros. É horrível. Imagino as pessoas que têm alergia como é que devem se sentir...
E a desculpa de que "as pessoas não fumam por que querem" é piada de mau-gosto. Eu não quero e não fumo (a não ser quando soltam uma fumaça na minha cara). Os fumantes fumam, sim, por que querem. O cigarro não é distribuído nas ruas, ele é vendido, portanto, só se consegue cigarro se pagar. Ninguém é levado acorrentado até um ponto de vendas de cigarro e obrigado a liberar o dinheiro. Vai por que quer.
"Ah, mas o cigarro vicia". Sim, é verdade. Mas tudo começou com uma "tragada voluntária", talvez influenciado por algum amigo, parente ou propaganda. E aí, o assunto muda um pouco. Há diversos modos de tratamento, alguns pagos, outros grátis. É só procurar ajuda. Mas é preciso ter vontade, força, se não, não conseguirá se livrar desse vício.
Aliás, esse é mais um ponto que me leva a apoiar a lei.
Cigarro só faz mal aos usuários e não usuários. Qual é a vantagem que os fumantes têm por que fumam? Maior probabilidade de sofrer com o câncer? Nenhuma vantagem, nenhum benefício! E vicia! Então, é algo que deve ser proibido.
Se defendem a liberdade de fumar, eu defendo a liberdade de não fumar. Ninguém é obrigado a inalar a fumaça dos cigarros só por estar na mesma fila que um fumante. Se o cidadão quer fumar, fique a vontade para fazer isso longe de quem não quer. É simples. É uma questão de respeito ao próximo.
_____________________________________________________
O blog está no ar de novo? Quem sabe? Só o tempo dirá! E apesar de ser 1º de abril, não é mentira. O blog está sendo remoldado estéticamente, pois o foco também mudou um pouco: será mais objetivo, jornalístico. As postagens, por enquanto, continuarão sem uma frequência definida, quando o tempo deixar, o blog será atualizado.
Mudanças à vista!
3 comentários:
Sou totalmente a favor da lei, também! Odeio cigarro e aquela fumaça fedorenta e nojenta, aff!
Que bom te ver de volta, saudades!
Beijos
Pois é , eu sou a favor da recíprocidade de respeito. não sou fumante, e respeito quem fuma, não indo até o recinto deles, então que os que fumem, respeitem os que não fumam e só fumem nos lugares que forem permitidos a eles. tem gente que bebe e sai fazendo m... depois tem gente que usa drogas e idem depois, eu não fumo, não bebo e não cheiro...amo a vida! então , em primerio lugar o amor a vida e ao final o amor ao vicio... amor ao vicio? o ode ao vicio seria melhor, abs, e tira essa fail ae que tu faz falta! rs
Oi!
Infelizmente, pontos de ônibus não são lugares fechados. Já vi diversas vezes pessoas que fumam nas paradas, poluem o ar dos outros e quando seu ônibus chega (e têm que apagar o cigarro), simplesmente jogam o que sobrou no chão. Além de poluirem nosso ar, poluem nossa cidade, entopem bueiros e causam enchentes.
Complicado, não?!
Beijos e sucesso!!!
Postar um comentário