segunda-feira, 1 de março de 2010

Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come

A última pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial deixou o governador de São Paulo, José Serra, numa "sinuca".

Confirmado pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, como candidato do PSDB à presidência, Serra não comenta o assunto, não confirma seu futuro político e é pressionado por todos os lados a definir sua candidatura, se irá disputar o Planalto ou a reeleição estadual.

O problema é que se ele assumir a candidatura à presidência, deverá ficar de fora de todas as inaugurações que ocorrerão no estado, como a inauguração da Linha 4 - Amarela do Metrô, a ampliação da Marginal e a conclusão de mais um trecho do Rodoanel, obras que, na teoria, deverão melhorar bastante a imagem do governador.

Mas, caso mantenha a postura de não confirmar antes do prazo final para se desfiliar do cargo, Serra será pressionado por todos os cantos: por aliados, ansiosos por saber quem irão apoiar, pela oposição, querendo saber quem será o rival, e pelos jornalistas, que já vêm divulgando todas as cobranças (e cobrando também) frequentemente.

A queda na pesquisa Datafolha, na minha opinião, não é para tucano nenhum se preocupar além do necessário. Dilma tem aparecido com frequência com Lula em viagens e inaugurações por todo o país, enquanto o governador segue lutando em São Paulo contra os problemas causados pelas enchentes e pelos problemas com estrelas do partido aliado, o DEM.

Dilma tem o apoio de Lula e já foi confirmada como candidata, o que deve facilitar a formação de alianças e trazer mais confiança para os eleitores.

Serra ainda não saiu em campanha "escancarada", apesar das viagens, principalmente, pelo Nordeste, e pelo calendário de inaugurações em março.

Ou seja, Serra, sem fazer a campanha, ainda permanece na liderança, enquanto a ministra Dilma, que vem sendo empurrada pelas propagandas petistas e pela publicidade feita pelo presidente Lula, apenas agora encostou no governador.

Por outro lado, a imprensa tem informado que Dilma cresceu além das expectativas petistas.

São números que podem parecer bons, ou ruins, dependendo do seu olhar e da sua torcida. Mas, são números que só fazem aumentar a pressão por uma definição de Serra.

Um comentário:

Juliana Petroni disse...

Acredito que a campanha ainda não começou para o PSDB, ao contrário do Lula e sua fantoche. Manter a liderança mesmo com tudo isso é um avanço, espero que a campanha venha forte e consistente para varrer o mensalão de Brasília.
SERRA PRESIDENTE.

Beijos