sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Avatar

Depois de ouvir muitos comentários, alguns positivos, outros negativos, sobre o filme "Avatar", estava começando a criar coragem para ir vê-lo. Mas, como normalmente acontece, provavelmente eu iria esperar para, algum dia, por acaso, assistir ao filme da moda.

Eu queria mesmo era ver "Invictus". E fui ao cinema para vê-lo. Mas, no desânimo de ler as legendas, eu e minha noiva preferimos assistir algum filme dublado. Olhamos o que estava passando nas salas de cinema e vimos que em cerca de meia hora iria passar Avatar. Não tivemos dúvidas: iriamos ver os humanóides azuis.

O filme é longo, são quase três horas na frente da tela, mas, vale cada segundo.

A história, muito criativa, consegue prender a atenção e as imagens são muito bonitas. Gostei dos efeitos especiais, do elenco, mas o melhor do filme é a mensagem.

A moral da história ambientalista é muito bonita e mais do que necessária. O filme mostra bem como a ganância e ambição do homem não respeita a natureza. Mas mostrou também como o homem é vulnerável às respostas da natureza.

"Avatar" mostra como podemos viver em harmonia com o meio ambiente e como muitos de nossos valores são deturpados, pois supervalorizamos coisas "vulgares".


Avatar é um prato cheio para quem gosta de um bom filme, com um roteiro agradável, belas imagens e um bom conteúdo para debater e refletir.

NOS DIAS ATUAIS

Atualmente já sentimos os efeitos desse histórico desrespeito com o meio ambiente. Não podemos culpar a natureza pelas enchentes, pelas anormais altas e baixas temperaturas no planeta.

Isso é culpa do próprio humano. Claro que desastres naturais acontecem, mas muitas das tragédias que a imprensa divulga é 99% culpa dos humanos. Culpa dos seres "mais inteligentes" do planeta, que ironicamente são os únicos que destrõem florestas, poluem rios, mares e oceanos e matam outros animais apenas por esporte. O único que devasta o habitat natural de outras espécias, pois invade e domina todas as regiões habitáveis do mundo e expulsa de lá qualquer outro animal.

Que o filme Avatar consiga mudar conceitos e "converta" muitos humanos em ambientalistas. Que o filme desperte nos humanos a necessidade de entrar em sincronia com a natureza.

Que isso ocorra antes que não sobre ninguém para contar a história dos Na'vi...

Nenhum comentário: