segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Segunda cheia

Eita como é bom quando chega o fim de semana, pena que passa rápido...
E lá vamos nós para mais uma semana. Hoje, além do inicio de semana, temos o início da primavera e today, dia 22 de setembro, é dia mundial sem carro em São Paulo (dia mundial em São Paulo??? o0....). Além de notícias, nesse post temos selos e charge da semana... Post bem variado!

Vamos começar com a charge da semana, bem informativa!! Se você não sabe, a economia mundial está fragilizada. O negócio lá nos Estados Unidos está feio.

Não sou jornalista econômico, mas vou tentar explicar rapidinho o que aconteceu: o mercado americano estava em alta, muito bem financeiramente e a população se sentiu confiante para pegar uma grana emprestada e comprar uma casa. Os bancos, com essa confiança, topavam emprestar o dinheiro. O problema começou com a quantidade de calotes, pois muita gente não pagou o que devia e boa parte do dinheiro devolvido àss instituições financeiras não era investido nas casas, mas em consumo. Começou aí uma divida com o mercado imobiliário. Com esse calote, o preço dos imóveis nos EUA despencou. O que aconteceu? Aquela casa que você financiou por US$ 80 mil, passou a valer US$ 50 mil. Só que você ainda tem que pagar pelo empréstimo. Aí, sem ter como pagar o resto do imóvel, muita gente que pagava também começou a dar o calote, quebrando vários bancos. Virou um ciclo: pegou $$ emprestado, não pagou, o banco quebrou. Banco quebrado = crise financeira. E você sabe né, se os EUA espirram, é pneumonia no resto do planeta. Vendo todo esse problema, nosso espetacular parceiro mandou uma charge ilustrando o problema:

É amigo... É bom cuidar do seu $$$ muito bem! E pagando suas dívidas, você já faz sua parte!

E mudando da água para o vinho, esse blog foi premiado! Duplamente! Aliás, por uma dupla fantástica, mas com três selos! O primeiro foi da . Amiga, muito obrigado pelo presente!!

Os outros dois foram presentes da Du.

Você ainda não visitou esses blogs? Colega, está esperando o quê? Não sabe o que está perdendo! Aliás, dá uma passada nesses 3 blos, que estou presenteando com os 2 selinhos acima!

Jú Petroni!

Paula Calloni!

Usina dos Pensadores!

Você não vai perder né?

Aliás, falando em perder, dá uma olhada nessa matéria. Gente, falando sério. Acho bem legal investirmos em ciclovias e em "dias mundiais sem carro". Mas tem um problema nessa segunda proposta. Se vamos sem carro, qual o meio de transporte que vamos utilizar? Acho excelente a idéia de ir de bicicleta, mas, e quem trabalha do outro lado da cidade? E se a empresa não tem um banheiro com um chuveiro? E mais: para que essa moda pegue (que as pessoas deixem de usar o carro), é necessário ter um transpote público de qualidade. E, sem dúvidas, não é o caso de São Paulo e da maioria das cidades brasileiras. É necessário mais do que uma data especial, são necessários investimentos em transporte público, ciclovias que ofereçam segurança e que as empresas se adaptem a tal rotina, oferecendo as minímas condições de higiene aos funcionários.

Por hoje já chega né?

9 comentários:

Su disse...

Eita,
vc mereceee mesmo, seu blog é um encanto, um lugar onde nós nos expressamos!! vc mereeece!!
Booom, e qndo "ao dia mundial sem carro" - pedale - Mas vá devagar messmo, pq aquelas empresas que não tem vestiário não vai qrer funcionários suadooos... As empresas tem que se adaptar para coperar tbm!!
Abraços, meu qrido!!!
boa semana pra ti!!!

Paula Calloni disse...

Sinceramente eu não tenho como deixar o carro pra buscar meus filhos na escola...mochila, ônibus demorando, tudo lotado...De bicicleta, com duas crianças, também não dá. Não sou louca! De modo que acho esse "Dia sem carro" extremamente demagógico. Resolvam o problema do transporte coletivo e aí sim, tenham coragem de pedir para deixarmos nossos carros na garagem.

Du disse...

Acho que eu não ia me adaptar com a bicicleta não, do jeito que sou desastrada, aff! Além de chegar toda suada no trabalho ia chegar suja, porque com certeza ia cair uns dois tombos... =/

Credo, que comentário tosco pra uma segunda-feira...Tô com sono =/


Beijo, boa semana!

Ego disse...

Obg.pelo presente amigo, amamos os selinhos!Quanto ao dia mundial sem carro...o bom mesmo seria a "bike", mas, como vc mesmo falou seria necessário investir mais em ciclovias, e vou mais além,investir em segurança tb, pq cidade grande vc corre o risco de sair de bike e voltar a pé.
Bjs.

Amigao disse...

Tá vendo, eu achando que esta história de calote só acontecia no Brasil....


Abração do amigão

Wagner L. Moreno disse...

blog completo... mto bom! tive q ler tdo!

http://infocasa.blogspot.com

Rodrigo Yoshizumi disse...

caramba... vc nem imagina como eu odeio economia! >.<

por outro lado, nem sabia que hoje era o dia mundial sem carro em são paulo...
pude presenciar hj, enqto ia p/ a faculdade, uma espécie de manifesto que deve ter se referido a isso... tinha um monte de gente de bicicleta na frente do trianon...

bom saber! hahah!

Parabéns pelos prêmios!!! merecidos!

abraço

Suzana Matias disse...

Uia...grande síntese sobre a crise americana!
O negócio é mesmo deixar para comprar depois e ir pagando as dívidas pq o cenário tá feeeeeio!

Parabéns pelos novos selos!!!

Bjs

Suzana

Paula Calloni disse...

Ô EGO, meu caro: sair de bike em Sampa e voltar à pé? Vc é otimista! Na última vez que tentei andar com minha bike tive que me jogar na calçada pra não ser atropelada por um motoqueiro!
Nessa cidade, ciclista só volta de 2 maneiras: ou numa cadeira de rodas, ou dentro de um caixão!