quinta-feira, 21 de maio de 2009

Insegurança

Todo dia, na hora de ir trabalhar, passo em frente a uma base da Polícia Militar no bairro do Jardim Vaz de Lima. Passo lá bem cedo, em torno de 5h20.

Como jornalista, sou observador. E hoje notei que 3 viaturas da PM estavam lá, paradas, em frente à base, situação que é bem frequente. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os furtos a transeuntes normalmente começam a ocorrer a partir das 6h, horário em que as pessoas estão saindo para trabalhar.

Nessa manhã de quinta-feira, em torno das 6h, minha noiva foi assaltada. Graças a Deus, levaram apenas a bolsa que tinha material da faculdade, óculos e a carteira, apenas com o cartão de débito e uma xérox do RG. Um motorista que passava pela região viu o ocorrido, seguiu  a dupla que estava em uma moto e anotou a placa. Ele voltou então para dar as informações, revelou que já tinha visto essa MESMA dupla assaltar outra pessoa e informou que até tentou atropelar os criminosos, mas devido aos becos, foi fácil para a moto fugir.

Fico pensando e lembro o que escrevi em um post recente: embora os indíces de criminalidade tenham caído no estado, a sensação de insegurança é enorme, como sempre. E associo a minha observação ao ocorrido: quase 6h e 3 viaturas paradas na base da PM, que tem como missão, o policiamento ostensivo e o COMBATE ao crime, PREVENÇÃO.

Aí, surge na minha cabeça a pergunta: como o crime pode ser evitado se quem teria que estar fazendo o patrulhamento ostensivo está parado na base militar? Será que estavam esperando alguém ligar e informar que foi cometido um crime? Aí, a missão de proteger a população já foi por água abaixo, afinal, o crime já foi cometido...

E detalhe: repare na superlotação das cadeias e quantas pessoas são presas toda semana... Cadeias superlotadas pelo país inteiro e um número enorme de prisões todo dia. Sabe o que isso significa? Que há um fracasso do Governo (municipal, estadual e federal), pois se somente prender resolvesse, por que então todas as cadeias estão superlotadas e os crimes continuam acontecendo? Falta uma política de segurança pública séria, que realmente revele uma preocupação e intenção em prevenir e proteger, não remediar e prender. Jogar os detentos em uma cela com outros 20 presos não ajuda em nada o processo de resocialização... Além do que, poucos são os que realmente cumprem a pena, pois é tanto recurso para diminuir o tempo de detenção - bom comportamento, réu primário... Me diga: qual foi o bom comportamento ao roubar, agredir, matar uma pessoa? E o que importa se foi o primeiro crime se uma vida foi tirada? 

Será que é tão dificil ver que essa política está errada, que não está dando bons resultados?

Como diz Gabriel, o Pensador: "eles querem acabar com a violência, mas a paz é contra lei e a lei é contra a paz"

Um comentário:

Rafaaaaa disse...

Essa semana discutindo um assunto parecido em sala de aula, nós chegamos a uma conclusão: (eu) aceitaria dar toda minha renda ao governo em forma de imposto, me restando apenas 30%
Mas em troca disso não quero pagar escola aos meus filhos, quero chegar ao nível superior sem pagar tbm (o que já fiz, não por contemplação, mas por um direito!) e quero segurança pública de qualidade, aliás quero segurança pública! pq nós infelizmente ainda não sabemos o que é isso. Fora todas as outas "ações" do governo (que deveriam ser) atuantes.
Bjo Cuuh