quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Semana Santa

Não, não é um post religioso. Não gosto de discutir religião devido à intolerância e radicalismo pregado por muitos seguidores, então, prefiro que cada um siga o que o coração manda. O post é por que essa semana, milagrosamente, não estou a fim de criticar nada. Sem desgraça, sem stress. Semana de boas notícias, tipo aquele pensamento que todos têm só na semana do Natal. A minha veio mais cedo.
E, inspirado nisso, venho sempre "batendo na tecla" de que devemos viver melhor nossa vida. Já até escrevi um Manual Dicionário de Bons Modos, pra poder tentar ajudar as pessoas a se relacionarem um pouco melhor com as outras. Se você ainda não leu, gaste 5 minutinhos aqui vai... Quem sabe não te ajuda? E, baseado nisso, hoje vou listar algumas coisas que você pode fazer para ajudar não só você, mas também a melhorar o mundo!

São coisas simples, mas extremamente eficientes. Algumas você ouve sempre e, de tão simples e óbvias, chegam a ser meio "irritantes". E sabe da melhor? Só depende de você! Cansou de reclamar que os políticos não fazem nada? Então está na hora de "botar as mãos na massa". E te garanto: na maioria delas você não vai nem cansar... Vamos a elas!

1 - Desligue o PC e a TV quando você não estiver usando, e apague a luz quando você não estiver no lugar.

2 - Só ligue o chuveiro quando você for tomar banho, não enquanto você faz a barba, se depila, corta as unhas ou faz as necessidades... Feche a torneira enquanto escolva os dentes ou faz a barba.

3 - Feche a porta da geladeira ao pegar o que você precisa.

Você acha que esses três primeiros itens não fazem diferença? Tente, então, pôr isso em prática e pegue as contas de água e energia elétrica do mês anterior ao que você começou a fazer essas coisas e a conta do mês seguinte. COMPARE!

4 - Leve uma sacolinha na bolsa ou mochila e, quando terminar de comer um sanduíche, abrir um pacotinho de bala, uma embalagem de salgadinho, ou terminar de tomar refrigerante na garrafinha/latinha, jogue o lixo dentro dessa sacolinha. Quando você chegar em casa ou no serviço, ou achar uma lata de lixo na rua, jogue o lixinho acumulado no lixo. Os rios, lagos, córregos, animais, terra e pessoas que vivem/passam em lugares com risco de enchente agradecem! (Detalhe: se você quiser comprar uma enchente, o Mercado Livre facilita o pagamento parcelando em até 12 vezes! Genial!)


5 - Lave o carro com balde de água. E, na boa, por que você não utiliza a água da chuva pra isso? O carrão tá parado lá mesmo e você vai se molhar de um jeito ou de outro... E carro e calçada não precisam "tomar banho" todos os dias...

6 - Separe o lixo reciclável do lixo orgânico. Separe garrafas de plástico, metais e papéis. Você pode ganhar um dinheirinho com isso. E, se não quiser ter o trabalho de sair por aí com aquele monte de tralhas, tem inúmeros "carreteiros" ou até outras pessoas que fazem isso, sem cobrar nada...

7 - Como diz minha vovó, "é melhor perder um minuto da vida do que a vida em um minuto". Então, se você estiver a pé, não atravesse as ruas que nem um maratonista. Olhe para os dois lados e tenha a calma e certeza absoluta que dá para você atravessar. Se estiver de carro, não tente ser um Schumacher para passar no farol amarelo. Em 30 segundos você já estará em movimento de novo.

8 - Seja educado. No ônibus, leve as bolsas ou mochila de quem está de pé. E, não acredito que ainda é necessário escrever isso, mas IDOSO, GESTANTE e DEFICIENTES FÍSICOS têm preferência sempre, independente do lugar estar reservado ou não para eles.

9 - Respeite o espaço dos outros e evite confusões. Ou pode acontecer o mesmo que essa mulher sofreu. Foi "meio" exagerado, mas eu achei engraçado... rsrs...



10 - Violência contra animais é crime. Se você presenciar maus-tratos, denuncie! E não só contra os bichinhos, mas contra pessoas! Muitas crianças são vítimas de violência doméstica. Mulheres e homens também sofrem com parceiros e familiares dentro do próprio lar. Faça sua parte e não seja negligente.

Faltou algum? Sinceramente, não sei, mas se eu lembrar ou se você tiver alguma sugestão, é só se expressar nos comentários!

10 comentários:

Anônimo disse...

É isso aii meu amigo, muito bom mesmo!! Reclamar todo mundo reclama, mas são poucos que fazem sua parte... É extritamente necessário termos bons modos, e infelizmente são poucos que têm, e os que têm ainda são criticados. Vê se pode?! E ainda querem mudar o mundo, dá pra entender???!! Afff...
MAs é isso aii...
Nada de papel no chão, usar água a toa, violência contra animais e tantas outras coisinhas simples e fáceis de fazer!!!
E qnto ao Alemão, foi um pouquinho exagerado, mas... rsrssrss
Beeeeeijos!!
Tenha uma quinta-feira abençoada!!

Juliana Petroni disse...

Acredito que todos temos uma parcela de culpa pelo caos que vemos ao nosso redor. Pequenas mudanças de hábitos podem transformar uma realidade, basta termos consciência disso.
Beijosssssss

Anônimo disse...

Em primeiro lugar eu gostaria de mandar flores e uma placa gravada em ouro, homenageando sua família. Porque a sua mentalidade sem dúvida alguma é resultado de uma excelente educação! Não é difícil ser educado e conviver civilizadamente com os outros. Maior ainda é a responsibilidade dos pais, ou dos avós, enfim, de quem toma para si o dever de educar uma criança. Isso é muito sério: estamos deixando que tipo de cidadão para o mundo? E que exemplo damos, como adultos, quando estamos ao lado de uma criança? Não fosse por isso...bem que eu queria andar com um extintor de incêndio nas costas e fazer como o alemão!

Suzana Matias disse...

Oh Happy day... oh happy day... rs

Booooooom dia amigo !
Fico feliz em perceber que vc está realmente em uma boa semana.
Eu, em compensação, ando ááácida!

Mas enfim, todas as coisas que vc listou são mesmo fáceis de fazer, contudo parece que as pessoas esquecem o real significado da palavra gentileza... e olha que isso serve até pro povo que tem suas mochilas seguradas e qdo. vão embora sequer um obrigado dizem.
TÁ, EU FICO PUUUUUUTA DA VIDA COM ISSO, mas é pq eu procuro ajudar sempre, seja lá homem ou mulher jovem, velhinhos, crianças, cachorro, gato, papagaio...

Acho então que um ítem que vc poderia acrescentar ai é: Seja grato, pois ninguém é obrigado a lhe servir, mas nem por isso deixa de fazer!

Boa educação, gentileza e gratidão, não fazem mal a ninguém !

Bjs e e lindo dia!

Anônimo disse...

boa! todos devemos fazer a nossa parte!!!!

essa do lixo no lixo já me pregou peças... já fiz um moleque na faculdade pegar o papel de chocolate do chão e jogar no lixo! ahaha

e a notícia do rapaz que apagou o cigarro e o namoro com o extintor é algo sensacional! engraçadíssimo! respeito quem fuma, mas não suporto o cheiro e tenho o direito de que não fumem na minha casa... faltou discernimento à moça e sobrou exagero no rapaz!!! hehehe

abraço!

Amigao disse...

São coisas simples que nem percebemos quando estamos fazendo.Mas os resultados~são imediatos.
E nestes pequenos atos mostramos o nosso verdadeiro carater.

Abração do amigão

Dulce Miller disse...

Acho que não faltou nenhuma dica não, pelo menos acho que vc listou as mais importantes, no meu ponto de vista!

Está sendo muito bom vir aqui te ler, quase que diariamente!

Beijão, que você tenha um final de semana repleto de luz e paz no coração!

Brisa disse...

Dicas importantíssimas!!! Se todos nós levarmos a sério o mundo será perfeito!
Abraços

Rodrigo disse...

caramba! post politicamente correto! hahah!

mas é isso aí, pequenos gestos podem mudar tudo! se todo dia alguém se oferecesse para carregar minha mochila no metrô (linha vermelha, 8 horas da manhã), minha tendinite "seria mais suportável"... xD

abraços!

Papagaio [BFR] disse...

Se todos tivessem esses pensamentos... Mas é isso aí, cada fazendo a sua parte xD