terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ama a AMA?

AMA = Assistência Médica Ambulatorial

AMA - Demora para atendimento, filas enormes, poucos médicos. SIM! No panfleto que tenho sobre a AMA, entregue ontem no Hospital das Clínicas, diz que "Nas AMAs, você encontra:

- Médicos preparados e capacitados para cuidar do seu problema;
- Exames para fazer seu diagnóstico;
- Conslutas sem marcação prévia;
- Atendimento rápido e seguro."

Hahahahaha.. Atendimento rápido e seguro? Não sei em qual AMA... Por que ontem, eu, minha sogra e minha noiva fomos à AMA da Vila Prel. Minha noiva não conseguia andar direito por causa das fortes dores nas costas, estava extremamente pálida e não conseguia respirar direito. Ao irmos falar com o enfermeiro para pedir um atendimento, e isso era próximo das 16hs, ele falou, enquanto media a pressão dela, que lá eles só estavam atendendo aos casos mais graves, "com alteração de sinal vital". A pressão da minha noiva estava em 10 por 7, mas, mesmo diante da baixa pressão e de todos os sintomas acima, ele falou que era para irmos a uma outra AMA, que fica aberta 24 horas, por que ali, "o tempo de espera era de 7 horas e eles fecham às 19hs", portanto, ela NÃO seria atendida.

Fomos ao Hospital das Clínicas, pois a AMA que ele nos indicou fica no Hospital do Campo Limpo, conhecido pela população da região como "O Grande Açougue". Óbvio que não deixaria minha noiva sobre tratamento desses profissionais. Fomos ao HC, "hospital referência, um dos melhores da América Latina".

Nos encaminharam para a Ortopedia. Chegamos lá e após cerca de apenas 40 minutos (não é ironia, esse tempo, para um hospital público, é extremamente rápido!) minha noiva foi à sala do médico ser atendida. Descobri aí a velocidade do atendimento... Vou narrar tudo detalhadamente, enquanto isso, acompanhe bem os fatos.

Minha sogra foi com minha noiva para sala. Enquanto elas caminhavam, troquei de lugar para ficar assistindo a televisão. Sentei no poltrona, peguei meu celular e fui jogar sudoku (sim, mudei de lugar para assistir TV mas preferi jogar). Selecionei o nível médio, iniciei o jogo. Antes de colocar o quinto número (acho que não gastei nem dois minutos), vi as duas saindo da sala. Na mão da minha sogra, a receita médica.

- Mas já?, perguntei bem curioso.

- Já. Falei que estava com dor nas costas, enjoada, tonta e ele falou que já sabia o que era, respondeu minha noiva.

- Falou? Mas ele te examinou?

- Não, só falei isso mesmo e ele falou que já sabia o que era.

- ...!!

Sentamos para esperar a assistência social nos dar uma ficha. Cinco minutos depois, nos entregaram uma ficha com encaminhamento para tratamento a ser feito em uma AMA ou Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima a nossa casa.

E lá fomos nós, para casa, às 18hs, horário de pico em São Paulo (não estavamos de carro próprio) - com as ruas congestionadas devido ao excesso de veículos e com os ônibus, trens e metrôs superlotados - com a minha noiva exatamente do mesmo jeito que ela estava quando chegamos lá... Mas com um pedaço de papel na mão...

Muito bom não? E termino meu texto com a manchete do panfleto da AMA:

"VOCÊ PODE CONTAR COM A GENTE! AS AMAS ESTÃO PREPARADAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE E DO SEU BEM-ESTAR".

obs.1: basta você ter 12 horas livres para esperar ser atendido e mais alguns segundos até que o médico te "examine"...

obs.2: isso só faz eu ter mais certeza de um ditado que ouvi há algum tempo: Deus cura e o médico cobra a conta... Ou então, ontem nós achamos um médico que é quase um gênio!

De qualquer maneira, tenha fé, colega, muita fé, principalmente de se você depende do serviço público... E leve alguns joguinhos, revistas e passatempos para você se distrair durante o tempo de espera, vai que você tem que enfrentar uma fila de sete horas...

7 comentários:

Dulce Miller disse...

Ai, que raiva dessas coisas! Tantos anos a "CPMF" sendo "arrecadada" para a "saúde"(aham ¬¬) e a saúde pública nesse caos! Umpfffff, mas tudo bem, agora temos a CSS que promete resolver TUUUUUUUUDOOOOO!

Isso é inconcebível, revoltante!
Aff!

Brisa disse...

É extremamente vergonhoso o caos da saúde pública no nosso pais!!
Triste meesmo!!
BEijos

Anônimo disse...

É amigo tô vendo que vc voltou com a corda toda, hein?! Se expressando mais que tuudo.. hehehehe...

Mas esse tipo de coisa nos deixa profundamente irritados mesmo! Saúde um caos, educação a mercê de políticos que qrem apenas dinheiro e mais dinheiro... e com isso quem sofre somos nós!
A saúde em nosso país está pedindo socorro, e ainda dizem: "pode contar com a gente."
Será?!

beijooos e boa semana!!

Fabi disse...

uauuuuuuuuuuu
socorro
ainda bem que ainda tenho convênio médico

Anônimo disse...

Não sei o que é pior, a espera, o vai e volta de unidades de saúde ou a falta de humanidade dos médicos. Parece que esses caras têm medo ou nojo de tocar nos pacientes. Quando eu era pequena, sem exames e só apalpando, os médicos descobriam o problema com quase 90% de acerto. Mas um diagnóstico em 2 minutos, só o grande Houdini seria capaz de fazer!

Amigao disse...

Deve ser por isso que criaram aquele ditado: Quem ama bloqueia...
humm, foi ruim esta hein?

abração

Anônimo disse...

Ai, nem me fala em espera, viu?!

Veja só o meu caso, pago consulta e ainda tenho que ficar 3h esperando atendimento médico. Complicado, não?!

Beijos e sucesso!!!